quinta-feira

Quanto você está disposto á pagar?!



Depois de um dia de caminhada pela mata, o mestre e o discípulo retornavam ao casebre seguindo por uma longa estrada, ao passarem próximo a uma moita de samambaia ouviram um gemido, e foram verificar o que estava acontecendo. Descobriram um homem caído, estava pálido e com uma mancha de sangue próximo ao coração, o homem tinha sido ferido e já estava ficando inconsciente.

Com muita dificuldade o mestre e o discípulo carregaram o homem até o casebre rústico onde trataram do ferimento. Uma semana depois já restabelecido o homem contou que havia sido assaltado e que ao reagir fora ferido por uma faca. Disse que conhecia seu agressor e que não descansaria enquanto não9 se vingasse. Disposto a partir o homem disse ao sábio, - senhor, muito lhe agradeço por ter salvado a minha vida, tenho que partir e levo comigo a gratidão por sua bondade. Vou ao encontro daquele que me atacou e farei com que ele sinta a mesma dor que senti. O mestre olhou fixo para o homem e disse: - vá e faça o que deseja, entretanto devo informá-lo de que você me deve três mil moedas de ouro como pagamento pelo tratamento que lhe fiz. O homem ficou assustado e disse: - senhor é muito dinheiro, eu sou um simples trabalhador, não tenho como lhe pagar este alto valor!
Se não podes pagar pelo bem que recebestes, com que direito queres cobrar o mal que lhe fizeram, perguntou o mestre, o homem ficou muito confuso e o mestre concluiu, “antes de cobrar alguma coisa procure saber quanto você deve. Não faça cobrança pelas coisas ruins que te aconteceram ou acontecem nesta vida, pois a vida pode te cobrar tudo o que você lhe deve; e com certeza você vai pagar muito mais caro”.

(Desconheço o autor)



0 comentários: