terça-feira

CÉLULAS!

Por: Leilany Arruda

Você pode estar pensando que toda reunião de pequenos grupos é uma célula e que essa “moda” de células é só mais uma “invenção” de um novo pastor, mas a resposta para isso é NÃO! Existem alguns tipos de grupos que não são células, eles cumprem sua função na igreja, mas precisamos diferenciá-los para saber do que se tratam as células. Assim, para sabermos o que é uma célula precisamos primeiro definir o que não é uma célula.
Os Grupos de oração; Grupos de estudo bíblico; Grupos de discipulado; Grupos de apoio; Pontos de pregação; Cultos no lar… ainda que apresentem características que também encontram-se em uma reunião de célula, não atingem todos os objetivos de um célula.
Assim, qualquer grupo com as seguintes características não é uma célula:

Grupo fechado, criado para pessoas de um departamento da igreja;
Qualquer grupo que não tenha a multiplicação como objetivo;
Qualquer grupo que não se submeta à liderança geral das células;
Qualquer grupo que seja apenas uma reunião social.
Esses grupos acima não são células!
A essa altura você deve estar se perguntando: Como é uma célula então?
A célula não é um grupo de oração, ainda que a oração seja um dos seus ingredientes básicos. Não é um grupo de discipulado, ainda que o discipulado aconteça espontaneamente. Não é um grupo de estudo bíblico, ainda que a edificação seja forte nas reuniões. Não é um grupo de cura interior, ainda que seja um lugar de restauração. Não é um ponto de pregação, ainda que o objetivo básico de cada célula seja a multiplicação. A célula é um pouco de cada um desses grupos.
Apesar de ter sempre um encontro semanal em que todos os elementos descritos acima acontecem, a célula é muito maior que a sua reunião semanal. Se a célula só existe no dia da reunião, então não é uma célula, mas apenas um culto caseiro. A célula acontece a semana toda: no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas. Sempre que os irmãos se encontram, a célula acontece. A primeira característica da célula é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.
Assim, uma célula é um grupo de cinco a quatorze pessoas, que se reuni semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho. Não ultrapassamos esse número de quatorze pessoas porque não há tempo suficiente numa reunião para mais de quinze pessoas receberem ministração e compartilharem no grupo. É muito difícil para um líder, mesmo com um auxiliar, apascentar mais de quinze pessoas. Também, as casas, normalmente, não comportam mais do que quinze pessoas numa sala, para uma reunião.
Então, você se sentiu inspirado a servir a Deus nesse tipo de grupo? Abaixo então estão os dados das células que já estão organizadas em nossa igreja.

 
Célula Ribamar – Líder: Pra. Karen– contato: (13)88050181
Reunião às quintas-feiras, às 19h30 horas. Grupo Misto.
Anfitrião: Irmão Edilson e irmã Edilene

Célula Jd. Peruíbe – Líder: Pr. Dernivaldo – Contato: (13)88050173 
Reunião às quintas-feiras, às 19h30 horas. Grupo misto.
Anfitrião: Irmão Thiago e irmã Ivone

Célula Caraguava– Líder: Pr. Dernivaldo – contato: 88050173
Reunião às sextas-feiras, às 19h30 horas. Grupo misto.
Anfitrião: Irmão Fernando e irmã Débora

Célula Toledo - Líder: Pr. Lima - contato: (13) 88102221
Reunião aos Sábados ás 19h30 horas. Grupo misto.
Anfitrião: Irmão Gilberto e irmã Lourdes.

Nossa Festa de multiplicação acontecerá no dia 09 de Agosto...

0 comentários: